Nos próximos dias 8 e 10 de Abril, o Fórum Luísa Todi, em Setúbal, será palco da 27ª Conferência Internacional da European Cetacean Society (Sociedade Europeia de Cetáceos) com o tema “Interdisciplinaridade no estudo dos mamíferos marinhos”. Investigadores internacionais vão debater durante três dias temas relacionados com a biologia e a conservação de cetáceos a nível mundial.
Cristina Brito, coordenadora da conferência, destaca a importância de debater da interdisciplinaridade como “uma complementaridade entre as várias áreas. Por isso trouxemos investigadores de formações e abordagens diferentes para conseguirmos perceber de uma forma mais completa como é que estes animais existem e funcionam no seu habitat”.

No encontro, o tema haverá abordagens históricas, abordar-se-á as actividades humanas, a forma como as pessoas interagem com estes animais nos sítios onde eles existem, e haverá abordagens bastante técnicas, como perceber como usar métodos estatísticos para o estudo da biologia.

Durante o evento, será chamada a atenção nacional e internacional para o estudo e conservação da população residente de golfinhos-roazes do estuário do Sado, e de outras populações costeiras de cetáceos em Portugal.

Cristina Brito relembra que “a população residente do estuário do Sado tem sido alvo, desde há dois anos, de um plano de monitorização que decorre de uma iniciativa da Reserva Natural do Estuário do Sado e é financiada pela Tróia Natura. Existem vários grupos de investigadores a desenvolver trabalhos de forma a conhecermos melhor o estado da população e perceber o que podemos fazer para a sua conservação, para que estes golfinhos residentes do estuário do Sado permaneçam cá”.

Para já, o balanço deste trabalho é positivo uma vez que “a população residente de golfinhos-roazes dos últimos anos parece que está a aumentar o seu efectivo e isso pode ser bom sinal para os próximos anos”, afirma a entrevistada.

Paralelamente à conferência vão decorrer workshops técnicos, palestras em português e noite de vídeos. Haverá ainda stands de empresas e entidades nacionais para divulgação de produtos e serviços.

O encontro tem um cariz técnico-científico acentuado, sendo sobretudo dirigida a investigadores e estudantes. Contudo, segunda-feira à noite convida a população a geral a assistir à palestra de Luís Freitas, do Museu da baleia da Madeira, sobre o estado e conhecimento dos cetáceos na Madeira, e qual o contributo dos museus estes estudos.

A Conferência deste ano é organizada pela Escola de Mar, em parceria com a Associação Para as Ciências do Mar (APCM) e a Reserva Natural do Estuário do Sado (RNES-ICNF).

A European Cetacean Society (ECS) foi criada em janeiro de 1987 com o objectivo de promover estudos científicos, com vista à conservação dos mamíferos marinhos, reunindo e distribuindo informação entre os membros da sociedade e o público em geral.